Eduardo Braide inaugura Praça Portugal, no São Francisco

O prefeito Eduardo Braide participou, na quinta-feira (10), das comemorações pelo Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. O evento em alusão a data foi marcado pela entrega de obras de melhoria da Praça Portugal, no Renascença.

Quero dizer da importância desta homenagem no dia 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e da Comunidade Portuguesa no Maranhão, fruto de uma lei de minha autoria, quando deputado estadual. É uma felicidade como prefeito vir aqui dar o nome a esta praça de Praça Portugal e com certeza a gente vai cuidar deste espaço que será de todos, mas em especial de lembrança e bons momentos da comunidade portuguesa”, disse o prefeito.

Durante o evento na praça localizada na Rua Tijuca, no São Francisco, foram realizadas as apresentações do Coral São João, sob a regência do maestro Fernando Mouchrek e do cantor Alessandro Batista. Na ocasião, o cônsul honorário de Portugal em São Luís, Abraão Valinhas, disse que a homenagem é um momento muito especial a toda a comunidade e que a praça será um ponto de encontro para o povo português que vive em São Luís. “Aqui será um espaço de encontro e de reviver um pouco da história de Portugal. Todo ano se renova a esperança de uma nova língua portuguesa crescendo no mundo todo. A comunidade portuguesa veio há muitos anos para se aventurar em São Luís em busca de uma vida melhor”, lembrou o cônsul.

A vice-prefeita, Esmênia Miranda também falou da importância da data e das homenagens à comunidade portuguesa. “A nossa cidade tem uma colonização marcada pela colonização portuguesa e esse evento é um reconhecimento a um povo que atravessou mares e medo para chegar até aqui. Muito do que a gente tem hoje nós devemos a este povo desbravando e trazendo o melhor de sua Cultura, disse.

O vereador Gutemberg Araújo (PSC), vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, que se empenhou no pleito de renomear a praça para Praça Portugal, disse que o local vai ser um lugar simbólico que foi iniciada sua revitalização e que será “ ‘uma praça portuguesa com certeza’ é um importante ponto turístico de São Luís”, disse o parlamentar que, na ocasião, representou o presidente Osmar Filho.

A praça recebeu melhorias na iluminação, paisagismo, limpeza e as vias do entorno receberam nova sinalização. Com vista para o mar o espaço é um bonito local onde o evento foi realizado ao som de músicas tocadas pelo coral de São João.

Entre os secretários presentes no evento, estavam Cláudio Ribeiro (Trânsito e Transporte), David Col Debella (Obras e Serviços Públicos); Felipe Mussalém (Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social); Marco Duailibe (Cultura); Saulo Santos (Turismo); Verônica Pires ( Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais); Walber Pereira (Instituto de Paisagem Urbana).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *