DISCURSO DE RECEPÇÃO (José Chagas)

DISCURSO DE RECEPÇÃO

(José Chagas)

Não se espantem os senhores se, para começo de conversa, tenho de fazer aqui alusão a mortos e vivos, pois é certo que estamos numa casa cuja existência decorre do convívio de uns e outros. Não entra para os quadros dela um intelectual vivo sem que outro haja morrido. Mas não se trata de uma guerra em que um há de passar sobre o cadáver de outro. A sucessão é natural e a convivência é das mais pacíficas. Os vivos consagram os mortos, dando-lhes a continuidade que constitui o destino da Casa, porque a Casa é que se torna imortal, graças aos mortais que por ela passam, se puderem deixar alguns evidentes indícios de perpetuação intelectual ou de sustentação memorativa daquilo que mentalmente empreenderam.

Essa coisa de imortalidade acadêmica é algo convencional e relativo, muitas vezes servindo até de gozação por parte dos que são menos informados a respeito disso. Milan Kundera, em seu romance, A imortalidade, na minha opinião o seu melhor livro, dá duas dimensões à imortalidade. Não se refere à imortalidade da alma, é claro, que essa todos têm, entrem ou não entrem para uma academia de letras. Ele distingue a pequena imortalidade – recordação de um homem no espírito daqueles que o conheceram, e a grande imortalidade – recordação de um homem no espírito daqueles que o não conheceram.

Não importa aqui o que seja eterno só enquanto dure, como diria o poeta; vale o que seja eterno depois que se dura, coisa que nem sempre é fácil. Às vezes há mortos que estão até mais vivos do que nós, os acadêmicos presentes. Tão mais vivos e mais respeitados talvez do que quando na terra, como é hoje, por exemplo, o caso de Gonçalves Dias e de Sousândrade, para citar só dois. Estão vivos, espiritualmente presentes, entre nós. Isso é tão evidente que não precisamos ser videntes para constatar. Não se trata, porém, de uma casa mal-assombrada. Tampouco se poderia chamar de uma “casa dos espíritos”, mas de um ambiente rico da mais alta e límpida espiritualidade. É, sobretudo uma Casa de memória na qual se reverenciam aqueles que nos legaram o melhor de usa inteligência, o essencial de suas experiências existenciais e o mais profundo de sua mundividência. Sabe-se que a memória é o patrimônio maior de um povo. Não preservá-la, não cultuá-la é morrer antes mesmo de morrer. A Academia, sendo uma central de memória, é, em suma, uma casa, ao mesmo tempo de cultura e de culto. Uma coisa leva a outra, na imanência de sua consubstanciação. Afinal somos todos irmãos em almas, independentemente do que é perecível no ser humano. Se uma parte volta ao pó, outra segue a sua marcha para a luz.

Daí a razão de a Casa ter o seu ritual. Regimentalmente, o Acadêmico eleito tem, para tomar posse, a obrigação de fazer o seu discurso, o seu primeiro pronunciamento na Casa, o seu momento de batismo, digamos assim. Ele precisa cultuar a memória do patrono da Cadeira que vai ocupar e a dos que nela o antecederam. Não é um ato de natureza fúnebre, mas uma celebração festiva, porque os fisicamente ausentes estão, no momento, redivivos, em outra dimensão, libertos da matéria e comungam conosco da luminosidade de que se reveste o evento. É só depois de cumprida essa norma que o novo membro da Casa receberá o seu colar, o seu diploma, a sua insígnia de acadêmico, como acabaram de ver.

Mas ainda não é tudo. Também regimentalmente, precisa ele receber a saudação da Academia, a ser feita por quem já a ela pertença e que seja indicado pelo próprio acadêmico eleito, se preferir, ou pelo presidente da Casa. Às vezes é o próprio presidente.
Já não preciso dizer que fui o escolhido para saudar aquele que acaba de tomar posse e o faço com muita alegria, alegria que não é só minha, mas de todos os confrades, porque é em nome de todos que falo. Aliás, lembro-me de que durante o meu tempo de acadêmico já várias vezes cumpri essa tarefa, saudando oito dos meus companheiros aqui. Alex Brasil é o nono. E o alvo da festa de hoje.

Mas, antes de tudo, permitam-me falar um pouco de certa particularidade, a respeito do meu contato com ele. Tive, por assim dizer, de, por duas vezes, tomar conhecimento de sua pessoa, para só assim sabê-lo em sua completa dimensionalidade. Havia nele um outro que não me era conhecido ainda e que antecedia o Alex. O caso é que eu não tinha por onde duvidar de que ele não houvesse nascido em São Luís, de que não tivesse nascido senão para ser de São Luís, dado o seu perfeito entrosamento com a vida da cidade, o seu amor a ela, a sua vivência altamente democrática, por estar sempre aberto ao convívio com todas as camadas sociais, sem preconceito e discriminações, e preocupando-se com os menos favorecidos e deserdados da sorte. Tudo isso indicava o seu espírito de cordialidade, numa prova não só de sua índole social, como, digamos mesmo, de sua influência socializadora.
Eu o via através de seus relevantes serviços, como publicitário e de sua maneira muito elegante de ser e estar, de seu jeito de fazer amizades e, sobretudo, de alimentá-las, às vezes alimentá-las até no sentido literal dessa expressão. E ninguém, pois, me parecia mais são-luisense do que ele.

Mas ocorreu que, em certa manhã, muito cedo, ele pelo telefone me convidou para assistir à solenidade de outorga de seu título de cidadão de São Luís, pela Câmara Municipal. Surpreendi-me. E então perguntei: mas afinal de contas, onde é que você nasceu, meu caro? Disse-me que havia nascido num pequeno povoado do município de Codó, de onde saíra já havia alguns anos. E, em seu discurso, na Câmara, fala-nos dessa sua vila dos confins, chamada Saco, nos babaçuais esquecidos de Codó.

Assim, de origem humilde e de lugarejo também humilde, ele é essa figura simples que não faz alarde de sua humildade, o que seria uma tola forma de envaidecer-se. Apenas confessa que ali no Saco teve pela primeira vez o seu grande sonho, e esse sonho era São Luís. Sonho realizado, porque, como ele mesmo diz, de lá veio para viver São Luís, para viver em São Luís, para viver por São Luís, para morrer em São Luís. Mais que uma destinação, uma predestinação. Isso muito antes de ouvir o vereador Ivan Sarney, seu amigo, dizer que é preciso amar a cidade.Confirmava-se assim a sua identificação com São Luís, já observada por mim, sem que eu ainda soubesse de onde realmente ele era.

Alex não era mesmo de permanecer em Saco, povoado que, por sinal, tomou depois o nome de Santos Dumont, e quem nasce em Santos Dumont deve trazer já a vocação do vôo.E ele, por sinal, não voou só na imaginação. Fez escala em vários lugares, no Maranhão, antes de pousar definitivamente em São Luís.

Outra surpresa ainda maior para mim é que se eu já sabia muito bem o nome do poeta, já estando até habituado com ele, não sabia o do cidadão que ele é. De modo que me pareceu e continua parecendo um tanto estranho ter de associar o Alex Brasil, tão de minha intimidade, ao sr. Alsenor Duailibe Garcia, nome, por sinal, muito respeitável, muito senhoril e cerimonioso, sem nenhuma dúvida.

Mas enfim, depois daquele convite para assistir a outorga de seu título de cidadão, pude então tomar conhecimento dos dois, um tão humano quanto o outro, porque afinal são um só. E durante a solenidade que se realizou na Câmara de Vereadores, pude ver que, a rigor, ela não lhe deu o título de cidadão. O que fez foi oficializar, em ato solene, a cidadania que ele por si mesmo conquistara, com o apoio implícito de toda a cidade. Já a cidadania estava legitimada. Porque, na verdade, não é um simples título que faz a honorabilidade do cidadão, como se tenta em certos casos e nos quais tantas são as dúvidas que às vezes o homenageado nem se dispõe a vir receber o diploma, fato lamentável que já tem ocorrido em certas assembléias. O cidadão é que faz por merecer o título. E mesmo que o não dêem ele não deixa de ser cidadão.
E em Alex ocorreu que se o cidadão limitou-se a ser codoense, onde tem suas raízes, e, mais tarde, a ser são-luisense, o poeta nele, por sua vez, já se prenunciara Brasil, numa abrangência maior de cidadania.

O que em princípio se presume de quem agrega ao próprio nome o nome de seu país, no caso Brasil, é que se trata de alguém imbuído daquela brasilidade ufanista ou daquele Brasil brasileiro, não só exultado como exaltado e aquarelado, muito ao gosto dos Aris Barroso da vida.

Mas eis que um dia ele me passou um volume de versos de sua autoria, pedindo não só minha opinião como que escrevesse o prefácio da obra. Os poemas vinham sob o título geral de Pátria amarga, Brasil. Imaginei logo que a palavra Brasil poderia parecer doce em seu nome, mas não em seu pensamento ou nas suas emoções, considerando-se o tratamento contundente dos assuntos, naqueles versos também amargos. A pátria era ali vista por um ângulo mais do que realista, para a busca de uma verdade maior sobre ela.

Pátria, na realidade, é já entre nós, uma palavra de significação defasada, gasta, corrompida, corroída, hoje pronunciada por bem poucos e alguns já nem tomam conhecimento dela. O seu sentido de terra-berço, ou de torrão natal de nossa paixão primeira, requer muito de sentimento telúrico e auto-estima, que infelizmente já não se tem como antes. Houve mesmo um tempo em que se determinava a respeito do Brasil: “Ame-o ou deixe-o”, o que equivalia a ter de amá-lo à força ou então dar o fora daqui. A Ditadura ditava isso duramente.

Ainda hoje, entre nós, a pátria só parece chamar um pouco de nossa atenção, nos períodos de Copa do Mundo. É quando mais nos voltamos para os símbolos de nossa nacionalidade. Cantamos incansavelmente, bem ou mal, o Hino Nacional, nos gramados, e há profusão de bandeiras vendidas ou distribuídas em todos os recantos, desfraldadas em todos os carros, bem como pintadas nas paredes das casas e no asfalto das ruas. É um estardalhaço de verde-amarelismo e de uma abrangência tal que não se vê nem mesmo na Semana da Pátria.
E tudo porque, na Copa, estamos na chamada pátria de chuteiras, como a classificou Nelson Rodrigues. Talvez a pátria ideal. Pátria com as patas firmes no chão e com a cabeça no ar, ou com a cabeça apenas para uso de boné com propagandas, a exemplo do que faz o Lula. Aliás, na pátria de chuteiras, bem se sabe que um grito de gol é mais retumbante em todas as nossas plagas do que o grito do Ipiranga da outra. Além disso as chuteiras dão tanto poder aos pés que estes influenciam as cabeças, de modo que, desde cedo, nas escolas, os alunos, em suas provas, já não pensam, chutam. Temos assim também uma educação de chuteiras. E a pátria de chuteiras se torna respeitável, porque, graças a ela, somos por cinco vezes vencedores do mundo. E a ela devemos o fato de termos heróis, termos um rei e até fenômenos. Glorificamos a pátria com os pés, já que as cabeças andam desmioladas. Somos gênios da cabeça para baixo.

Pois bem, o Alex não nos fala de uma pátria amada, idolatrada, como diz o Hino. Ele fala de uma pátria amarga, amaldiçoada. A expressão “pátria-amada”, (que no masculino tem sentido pejorativo, um “pátria-amada” é um patrioteiro, um falso patriota,) a expressão tem servido para pequenas e abusivas paródias, como pátria atada e não desatada, pátria almada ou desalmada, pátria armada ou desarmada, armada de fora para dentro, com os marginais munidos de seus trabucos, nas ruas, assaltando a população, e desarmada, de dentro para fora, com os interiores da casas desprovidos até de canivetes. Não deixa de ser um processo de pacificação, visto que pelo menos os bandidos podem agir em paz, já que ninguém tem com que reagir, quando assaltam.

Não é para admirar que o poeta nos lembre, em seu livro, uma pátria amarga, que é mãe gentil, apenas para certos elementos corruptos e privilegiados. No mais não passa de uma infame madrasta para os sem-terra, sem-teto, sem emprego, sem saúde, sem segurança, sem sonhos, sem esperança, sem destino.

No prefácio que escrevi para o livro, eu dizia, entre outras coisas: “O poeta penetra fundo os meandros de nosso falso patriotismo e mostra que essa pátria é amarga e desamparada. Seu livro não é uma paráfrase ou paródia do Hino Nacional, mas uma interpretação com uma interpenetração do que se passa por trás das grandiloqüentes palavras do Hino. Ao cantá-lo, aparentemente com tanta ênfase, não estamos mais do que escondendo, no canto, uma verdade que o pseudopatriotismo se recusa a revelar. Não cantamos o que sentimos na carne e na alma. Cantamos o que as palavras, convencionalmente oficializadas, nos impõem da boca para fora, algumas até nem sequer entendidas por todos.

Não vai nenhuma ofensa em reconhecer que a pátria não tem nada de mãe gentil, para muitos. Ela em si não tem culpa de que só os poderosos mamem nas tetas dessa mãe, mãe que não é amada, mas simplesmente mamada e por isso amarga para os demais. O poeta lança então o seu grito de protesto para que isso mude. Desmantela toda a armação hipócrita, sob a qual vivemos, para tentar exprimir a força do verdadeiro patriotismo. E não se pode esperar menos de quem se nota que tem o Brasil não só dentro da alma, como até lembrado no seu próprio nome, Brasil num braseiro, já que se auto-afirma: “o poeta é carvão e brasa / que mantém acesa a vida.”

Mas lembremos que Pátria amarga, Brasil é já o l4 livro do poeta, autor de l5 volumes de versos. Pelos títulos das obras, podemos traçar o roteiro de sua caminhada lírica, tomando cada um deles como um marco orientador. Vem ele de um Planeta Vermelho, que não é Marte, mas uma região de uma ideologia cuja vermelhidão já anda um pouco desbotada; daí parte para a Idade do ouro negro, depois chega aonde entende que o Sonho deve continuar; daí vai ao Crepúsculo vinte, depois ao Inferno Verde, sai daí e faz uma parada e pede Brasil, não chores mais; em seguida visita Crianças do apocalipse, depois descobre que A solidão é cinza, passa a curtir Amores perdidos, torna-se Peregrino das emoções; lembra-se dos Meninos de São Luís, escuta a Voz do coração, passa pela Ilha verde e depois de chorar Pátria amarga, conhece por fim as Razões do coração. Se de fato o coração tem razões que a própria razão desconhece é bom que se pergunte a ele que deve ser conhecedor profundo dessas coisas.
O que sei é que, feito esse longo percurso, assim tão sinuoso, passando por infernos e paraísos, o poeta resolveu condensar todas essas obras, selecionando poemas de cada uma delas, para um só volume, que intitulou de Todas as estações. Encarregou a escritora Arlete Nogueira da Cruz de coordenar esse trabalho e formatizar a obra, uma excelente realização, em termos de antologia poética, com uma bem elaborada capa do pintor José de Jesus Santos. Todas as estações vem a ser assim o livro dos livros de Alex, a obra que reflete, de um modo ou de outro, as diversas facetas de seu fazer poético.

Por oportuno, e para conhecimento de alguns elementos mal informados, lá fora, atentemos para o fato de que uma coisa é escrever, outra é fazer livro. Só o escritor que seja também editor é que faz livros. E isso é raro. Em geral, meus livros são feitos por Jomar Moraes e Sebastião Moreira. Eu só os escrevo, passando a eles a matéria a ser editorada. Um livro é uma criação de mundo que em nossas mãos torna-se coisa viva, pois tem corpo e tem espírito, tem, por assim dizer, carne e alma. O escritor dá a essência, o sopro vital; o editor o reveste, corporifica-o, e a obra então se completa.

Então, como eu já disse, Arlete selecionou os poema de Alex e fez a montagem necessária à síntese antológica de toda a obra do poeta, até agora. Ela nos deu assim o compacto. Alex nos dá o impacto. E um livro, sendo produto cultural, pode ser assim também como um fruto que se tenta saborear. Nesse sentido, Arlete associou ao seu perfeito trabalho o talento e a sensibilidade de nosso reconhecido artista Jesus Santos, que teve a idéia das maçãs na capa da obra. Alex talvez não esperasse que Todas as estações frutificasse maçãs, embora já um dos livros ali contido houvesse sido ilustrado com uma maçã sendo por sinal devorada.
Sabemos que a maçã sempre teve tendência para o símbolo. É simbólica na religião, nas artes, e até, de certo modo, na ciência. E ali estavam no livro as maçãs no seu belo colorido, para o leitor verificar se estavam verdes ou maduras, se ao alcance de todos ou se proibidas para alguns, e ainda com a possibilidade de nos lembrar o pecado original, por via da tentação.
E, quanto ao livro em si, é bom mesmo que sejamos tentados pelas maçãs para que tenhamos de deixar o paraíso visual e possamos cair na vertente de vida do poeta, ainda que nos leve por sendas tortuosas. Como já sabemos, sua poesia não é só de amenidades, de lirismo fácil, de enternecimentos gratuitos. É também, e mais até, de dureza e provocação. E assim é reconhecida por intelectuais como Nauro Machado, Roberto Kenard, Assis Brasil, Cunha Santos Filho, José Sarney, Jomar Moraes, José Louzeiro, Lucy Teixeira, Manoel Caetano Bandeira de Melo, Francisco Carvalho, Armindo B.Cadaxa, Luzilá Ferreira.

Mesmo de Antônio de Oliveira, de quem ele agora ocupa a Cadeira, o poeta recebeu o seguinte: “Já o conhecia através das vozes eloqüentes e testemunhais de meu querido Nauro Machado, Carlos Cunha, Cunha Santos Filho, Roberto Kenard, João do Vale, Viegas Neto, Jomar Moraes.” E acrescentou: “Êta! Você é poeta mesmo. Mas não desses que botam ariris e bandeirinhas no terreiro. São excelentes e oportunos os seus volumes de poesia.” Ora, o poeta vem agora para o seu lugar. É possível que o acaso tenha de propósito levado a que um acabasse sendo sucessor do outro. Quem poderá saber acerca dos desígnios do alto que comandam a vida, aqui embaixo?

O fato é que todos os intelectuais acima citados sabem que o Alex nos conduz literariamente por um rumo às vezes suave ou sereno, às vezes cru e contundente, já que, em sua sinceridade, sua poesia, na maioria das vezes, não manda recado. Procura, ela própria, atingir diretamente os seus objetivos. Ele é aquele que diz, que tem pressa em dizer, sem fazer caso às vezes da maneira como diz, e essa é talvez uma de suas deficiências. Ele mete o dedo na ferida que sangra e é “lâmina sem piedade na minha e na tua carne, na carne da sociedade”, como afirma no poema Navalha. E navalhando segue, sem pena.

Afinal ele é o poeta de todas as estações, não estaciona em nenhuma, passa por todos os caminhos, sempre a prosseguir, no tempo e no espaço. Seu campo geral é a natureza, seu âmbito particular é o meio ambiente, sua meta principal é a ecologia. Lembra no seu poema Reação que “o homem mata o verde e o verde mata o homem, porque a natureza nunca perde, quem a crucifica ela consome.” Dentro desse contexto, ele vê o homem na sua desumanidade e não só dá seu testemunho, diante dos crimes de nossa época; também acusa os que os cometem e denuncia todas as injustiças sociais.

Logo no início de sua antologia, já se apresenta pronto para a luta com sua armadura de cavaleiro de ferro. Na verdade, só a ferro e fogo é possível enfrentar o mundo violento e infernal de nossos dias. E daí que ele nos garante que se levanta cedo e de arma em punho defende o seu pedaço de pão. Está assim preparado para o que der e vier. Parece esquecer-se de que está havendo por aí uma campanha do desamamento. Mas enfim só desarma os pacíficos.
Aí por volta dos anos 60, um poeta que se dizia marginal e de cujo nome não me lembro, escreveu um poema, mais ou menos, assim: “Não sou Nero, mas já que estão incendiando o mundo, eu fico tocando a lira.” Não é propriamente o caso de Alex, que não se ocupa em celebrar as tragédias e as calamidades. Ao contrário, com a própria lira é que ele toca fogo no que acha que deve ser aniquilado. O poema é sua arma ignívoma. Para tanto é que, já anda munido de carvão e brasa. Não age, porém, como o incendiário inconseqüente que de lira em punho delira com o ato impensado. Sabe que a chama transforma tudo em cinzas, mas enquanto queima ilumina as consciências que despertarão para o renascer das coisas.

Há, em verdade, coisas que só depois da purificação pelo fogo poderão renascer revestidas de outra aura mais benfeitora. Ele conhece o mundo espúrio em que vivemos. E vimos, no caso da Pátria amarga, Brasil, sua revolta a sugerir que só a chama de nossa indignação, a lavrar de norte a sul, poderá queimar os entulhos acumulados de tantos anos, no caminho de nossa História. Não é por acaso que Brasil nos faz pensar em brasa. E o fogo é essencial para esse poeta, tanto no ódio como no amor. Escutem o que ele diz no poema Amor ardente: “Deixa o fogo arder, o coração se consumir, o sangue virar lava e o corpo todo ferver… Não me importo de incendiar-me nesse querer sem fim; prefiro morrer no inferno desse amor a ter de viver sem ti.”

Não resta dúvida de que estamos diante do mais dantesco dos amores. Mas dantesco aqui é uma maneira de dizer, porque afinal o próprio Dante passou pelo inferno, mas para tentar ver sua amada, no paraíso. Acredito, no entanto, que a caminhada de Alex não foi assim tão trágica. Passando por amores perdidos, como diz num dos livros e sendo peregrino das emoções como afirma em outro, deve ter, como um garimpeiro de sentimentos puros, encontrado, por fim, a sua Esmeralda, mais preciosa e mais rica de atributos humanos do que as demais, com todas as razões do coração, como no seu último livro. E é esse, meus senhores, o poeta das estações todas da vida.

Afastemo-nos agora um pouco do seu lirismo explosivo e perigoso, de seus arrancos de verdadeiro espalha-brasas e falemos um pouco do outro Alex, o pacífico, o que nos manda bons ventos, boas mensagens, bons anúncios, como no caso do publicitário que ele é. O homem da publicidade e da propaganda, o que não vomita chamas e pelo contrário apela para o chamamento das boas coisas. A publicidade é, em geral, definida como arte, ciência e técnica de tornar algo conhecido nos seus melhores aspectos para obter a aceitação do público. Alex faz uma relação entre ela e a poesia, achando que é possível um poeta ser publicitário mas nem sempre um publicitário poderá ser poeta. Não discuto isso e só sei é que ele confessa sua gratidão ao nosso saudoso poeta Bandeira Tribuzi, que o estimulou e até o ajudou no jornalismo e na publicidade, ao descobrir que o poeta tinha também vocação para essas duas atividades. Alex já se destacou na sua comprovada atuação no campo do publicismo, embora diga que tem na poesia todo o sentido de sua vida. É possível que espiritualmente sua poesia o satisfaça, nas suas aspirações mais profundas, mas acredito que materialmente a publicidade o ajude com maior presteza nas aspirações mais imediatas. Eu, por mim, acredito que a criatividade na publicidade é tão importante quanto na poesia. Além disso a publicidade é também ciência.

Tudo, porém que importa, no momento, é que estamos prazerosamente diante do poeta-publicista e do publicista-poeta que nos chegam, nesta noite, trazendo o poder de sua versatilidade e a força de seu jovial entusiasmo para o nosso alegre convívio acadêmico.

Mas, meus senhores, não quero terminar, sem antes lembrar que há entre mim e Alex circunstâncias existenciais que nos aproximam e nos fazem, por assim dizer, pessoas afins, embora nascidos tão longe um do outro e em tempos tão diferentes. Ele me conta que, garoto humilde vindo dos confins de Codó, viu o mar pela primeira vez quando tinha já l5 anos. Também eu, menino de roça, dos confins do Piancó, só aos l7 anos vi o mar pela primeira vez.

Para os que já nascem no litoral, isso deve ser algo um tanto tolo, banal e até risível, mas nunca saberão com que deslumbramento abrem-se os olhos que pareciam cegos ainda para essa beleza extrema de ver o horizonte liquefazer-se no aparente contato do mar com o céu, como se o infinito se diluísse em verde e azul e a distância não pudesse caber em si mesma. Foi só depois desse acontecimento que compreendi a trova de um poeta praiano de minha terra. Dizia: “A praia é ventura imensa, / fonte de eterno sonhar; / é lá que a criança pensa / que a lua nasce do mar.”

Outra coincidência é que Alex não só sonhava São Luís como queria ser de São Luís. E de São Luís passou a ser, como eu também escolhi São Luís para ser dela. E sou. De modo que constitui uma satisfação imensa ter-me cabido, em nome da Casa que um dia me recebeu, a incumbência de receber também aquele que sendo já um velho amigo é agora confrade e companheiro nas lides acadêmicas. E que ele então assuma a Cadeira daquele mesmo que já o havia consagrado como o poeta que não precisa botar ariris nem bandeirinhas no terreiro. Estão, portanto, felizes os dois, num entendimento espiritual que se realiza pelo milagre da poesia.